FAQ
1. O que quer dizer FAQ?
“FAQ” significa “Frequently Asked Questions”, ou Perguntas Feitas Frequentemente, em tradução livre para o português. O objetivo de um FAQ é responder às dúvidas recorrentes sobre um determinado assunto, servindo como um grande tira-dúvidas sobre um tema.
2. O que quer dizer G.C.A?
É um segredo secretíssimo. Jamais diremos que significa “Guardiões dos Caminhos Antigos”. 🙂
3. O que é Bruxaria Draconiana?
Bruxaria Draconiana é como batizamos o ramo de bruxaria que praticamos, um tipo de bruxaria não-tradicional e não verde, não “natural”, não isenta de glúten ou calorias. Brincadeiras à parte, é um tipo de bruxaria que possui características devocionais, religiosas, ligadas ao culto aos Antigos Deuses e ao trabalho mágicko com Dragões, especialmente no moldar a si mesmo e caminhar de acordo com os valores Draconianos.
4. O que vocês são? Uma ordem, tradição, círculo, coven…?
Não somos uma ordem, tradição ou coven (até porque não somos wiccanos). Somos apenas um círculo de bruxaria. Não dispomos da estrutura nem do objetivo de uma ordem mágicka, somos um tanto mais anárquicos e “horizontais”; existimos há bem pouco tempo, ainda não passamos de uma geração para a outra, e por isso não podemos nos intitular de tradição.
5. Qual a finalidade do G.C.A?
A finalidade do G.C.A é treinar mulheres e homens na Bruxaria Draconiana, sob uma estrutura de escola de mistérios com foco na experiência e prática direta, a fim de formar Bruxos capazes de trabalhar com Dragões da maneira que nos foi ensinada. Isso envolve trabalhos mágickos, de valores (não financeiros, frise-se), de sombras, comportamentais, de disciplina, entre tantos outros.
6. Vocês são ligados a outro grupo?
Não. Não somos associados a nenhum grupo, nosso trabalho é só nosso.
7. Vocês recomendam algum livro para aprender Bruxaria Draconiana?
Infelizmente, não conhecemos livros em português, inglês, francês ou espanhol que reflitam o nosso trabalho ou parte dele. Inclusive, alguns dos títulos publicados possuem capítulos que se opõem frontalmente a alguns valores do círculo.
8. O que são Dragões?
Dragões são difíceis de prender numa caixinha. Aliás, frequentemente, é muito mais fácil conceituar e conhecer um Dragão pelo que ele não é. Dragões (no nosso conhecimento) são um “povo mágicko” – como as Fadas – onde cada um possui características profundamente individuais, tornando o trabalho com eles altamente desafiador e carecendo de um sistema de salvaguardas a fim de reduzir riscos. Dragões não são elementais, pokemóns ou daimons. Dragões são Dragões.
9. Dragões são reais?
Dragões são tão reais quanto espíritos, Deuses, elementais, Fadas… mas não, eles não são físicos como os dinossauros.
10. Vocês usam drogas?
De maneira nenhuma, este é o nosso estado natural. 🙂 Seguimos as leis brasileiras, e tanto em nossos rituais quanto em nossas instruções, você não irá encontrar nada ilegal ou de uso controlado. A prática da Bruxaria Draconiana da forma como praticamos é absolutamente incompatível com o uso de substâncias entorpecentes ou psicoativos.
11. Vocês praticam sexo ritual?
Não. Entendemos que embora a Magia Sexual seja uma prática mágicka válida e com profundos resultados, a esmagadora maioria das pessoas não possui maturidade ou estabilidade psicológica para praticar sem resultados profundamente adversos à sua vida. No G.C.A, primamos pelo bem-estar dos participantes e gostamos que sempre estejam melhores do que quando entraram.
12. Vocês fazem amarramento?
Um dos valores centrais da Bruxaria Draconiana é a liberdade, por essa razão dentro do G.C.A não usamos ou ensinamos rituais ou feitiços que retirem a liberdade de quem quer que seja. Da mesma forma, qualquer tentativa de reduzir a capacidade de decisão de qualquer ser visível ou não visível, ou forçá-lo a agir ou se abster de agir de qualquer forma não é o objetivo da Bruxaria Draconiana.
13. Vocês são wiccanos?
Não, não somos, sob qualquer denominação. Isso quer dizer que nosso entendimento de alguns conceitos não passa pelos dogmas wiccanos, como por exemplo sobre a lei tríplice, o grande rito etc.
14. Vocês são um caminho da mão esquerda (“LHP”)?
Não, somos ambidestros. Consideramos que a divisão didática entre caminhos como caminhos da mão direita e da mão esquerda, LVX e NOX, e similares se encontram superadas depois de 1980 – da mesma maneira que não utilizamos outras expressões um tanto em voga, como Bruxaria Natural, Verde, Alta Magia, evolução espiritual, gratiluz e afins.
15. Vocês são os Dragões do umbral?
Não ficamos no vão da porta porque atrapalha a circulação :). Qualquer semelhança com ficção espírita acaba no nome “Dragão”, e achamos perniciosa e covarde a apropriação de um símbolo tão nobre e antigo para vestir um dogma tão infantil e prejudicial ao desenvolvimento humano.
16. Vocês são um caminho devocional? Se sim, quais são os Deuses que seguem?
Sim, O G.C.A é um caminho religioso e devocional, estruturado como escola de mistérios, onde são ensinados valores, ritualística, comportamento, e o culto de Deuses Antigos da maneira que nos foi legado. Os Deuses cultuados no G.C.A são um segredo iniciático e não devem ser discutidos sem o entendimento do caminho como um todo – no entanto, dois Deuses são públicos, Tiamat e Apsu.
17. Como o G.C.A se estrutura? Existem graus?
O G.C.A se estrutura de maneira oral, onde as instruções são passadas de acordo com o nível de entendimento do dedicado e dentro do ritmo que consegue acompanhar. Junto das instruções, são passados trabalhos e práticas, a fim de consolidar o entendimento. Dentro do G.C.A, existem dedicados, iniciados de primeiro, segundo, e terceiro grau, assim como ofícios específicos que requerem um perfil e um conjunto de habilidades específicas.
18. Eu posso fazer parte do G.C.A e outros grupos?
Não. A dedicação no G.C.A não é compatível com a participação em outros grupos, tanto por questões didáticas e pedagógicas, quanto mágickas e de tempo.
19. Os rituais e ensinamentos do G.C.A são pagos?
Nunca.
20. Se eu participar eu ganho um Dragão de presente?
Dragões não são pokemons nem brindes. Se tem interesse em colecionar Dragões, talvez o mundo de Harry Potter te faça mais feliz (Ouvimos dizer que o Verde-Galês Comum causa poucos problemas). 🙂
21. Quais são as condições para a dedicação?
Ser maior de idade, capaz, no pleno gozo das faculdades mentais, dispor de pelo menos três horas semanais para estudos e práticas, comparecer às instruções semanais e pelo menos dois rituais, sendo um deles um solstício /equinócio na sede do Rio de Janeiro.
22. Quais são as condições para a iniciação?
Cumprir o currículo mínimo do G.C.A com aproveitamento e demonstrar mudanças e comportamento alinhados com os valores do círculo, na avaliação dos dedicadores. Estas condições não são garantias de iniciação, onde a mesma possui condições subjetivas que também devem ser cumpridas, e variam de dedicado pra dedicado.
23. Quais são os meios de contato?
Vocês podem conversar conosco por aqui: https://linktr.ee/bruxariadraconiana
24. Vocês fazem magia DE VERDADE?
Poderíamos bancar os filósofos descolados e discutir o que é magia e o que é a verdade, mas vamos nos resumir a responder que sim, tanto quanto qualquer bruxo/magista/feiticeiro etc. Se isso não entra na sua mente grecófila-científica, entenda que pessoas têmtem diferentes interesses e nem todos os saberes humanos são codificados nem em ciências nem em exatas. Pois é, nós somos desses.
25. Vocês são reptilianos?
Embora frequentemente a Bruxaria Draconiana nos faça nos sentir como E.Ts, é apenas um sentimento. Não somos reptilianos, mas ei, reptilianos não assumiriam numa página de internet, não é mesmo? 🙂
26. Dragões não são coisa de RPG?
Também, e videogames, mas não só.
27. Se eu me iniciar, posso chutar uma cachoeira e fazer ela correr ao contrário?
Você sabe que o Shun não é real, não é mesmo? 🙂
28. Vocês são caoticistas?
Não. Existem elementos do syllabus da I.O.T, assim como conceitos trazidos por Hine, Spare, Carrol, Morrison e outros tantos autores nas práticas, mas isso não nos faz caoticistas pois o corpus da doutrina possui outras influências igualmente notáveis.
29. Vocês são satanistas?
Não. Não nos libertamos por sermos do contra.
30. Vocês sabiam que vocês bruxos vão pro inferno? Meu pastor que disse!
Mil vezes melhor do que os planos que vocês têm pro Evangelistão. Obrigado pelos bons votos – aproveitando a deixa, vai estudar e deixa de perturbar gente que você nem conhece com sua ignorância.
31. Dragões no Brasil? Cês tão de sacanagem?
Estamos não. Vide Boitatá, Cobra Grande, Quetzacoatl e outros tantos – Bruxaria não se faz só na Europa, colonizadinho.